segunda-feira, 13 de março de 2017

Um lindo texto

Recebi recentemente um texto excelente intitulado escrito por David Ackert, colunista norte-americano do jornal "Los Angeles Times", sobre musicistas. Entretanto, essa página afirma que esse texto, escrito há cerca de vinte anos, referia-se originalmente a atores, e foi posteriormente adaptado para os musicistas. Independentemente disso, já que o mesmo poderia ser adaptado para qualquer profissão ligada às Artes, seu autor captou perfeitamente a essência de nossos principais sonhos e inquietações. Só lamento ter demorado a conhecer esse brilhante texto. Segue adiante uma adaptação da tradução que recebi do mesmo, com base no "original":

Músicos são algumas das pessoas mais determinadas e corajosas do planeta. Eles lidam todo dia com mais rejeição do que muita gente terá de conhecer em toda vida.
Todos os dias, encaram o desafio financeiro da vida de freelancers, o desrespeito dos que acham que eles teriam de procurar empregos de verdade e seus próprios medos de nunca mais arranjarem trabalho.
Todos os dias, precisam ignorar a possibilidade de terem dedicado suas vidas a uma ilusão. E quando tocam, cada nota demanda esforço físico e emocional lado a lado com o risco de críticas e julgamentos.
Passam-se os anos e eles assistem às pessoas de sua idade conquistando os marcos normais da vida adulta: a casa, o carro e a família.
E por quê?
Porque os músicos desejam mais do que tudo dar suas vidas a um momento - uma melodia, acorde, letra ou interpretação que atingirá a audiência e tocará sua alma.
Músicos são seres que experimentam o néctar do lugar em que sua criatividade toca o coração dos outros. Ali, estiveram mais perto da magia, de Deus e da perfeição quanto é possível a alguém chegar.
E em seus próprios corações, sabem que a dedicação a isso vale mais que mil vidas.